8 alternativas naturais para substituir o açúcar

Apesar de seu sabor delicioso, o açúcar pode desencadear muitas doenças se o consumirmos em grandes quantidades. Isso inclui obesidade, doenças cardíacas, diabetes … Mas, felizmente, existem muitas maneiras de substituir o açúcar em alimentos e bebidas.

Formas mais naturais de adoçar sua comida serão estévia, mel ou xilitol. Nós dizemos os detalhes de cada um deles.

Produtos para substituir o açúcar

1. Stevia

A estévia é um adoçante natural amplamente utilizado para substituir o açúcar, especialmente para aqueles que estão em uma dieta de emagrecimento.

Isso ocorre porque  contém menos calorias e não promove ganho de peso . É extraído das folhas do arbusto Stevia rebaudiana.

Além disso, também não aumenta os níveis de glicose no sangue. Pelo contrário, reduz-os, assim como os níveis de insulina. Desta forma, ajuda a combater a diabetes.

É usado em pó ou líquido, e cada apresentação pode variar seu sabor. Essa variação responde à presença e quantidade de compostos doces que você possui. É por isso que  algumas apresentações têm um sabor melhor que outras .

2. Açúcar de coco

O açúcar de coco contém uma pequena quantidade de fibras e nutrientes. Embora seja considerado mais saudável que o açúcar comum, tem um alto teor de frutose e deve ser consumido com moderação .

Esta poderia ser uma boa opção para substituir o açúcar naturalmente, mas você deve ter cuidado. Lembre-se de que tudo em excesso é ruim. Use-o em pequenas quantidades para adoçar sucos, chás ou alguns alimentos.

3. Eritritol

O eritritol é um álcool açucarado, mas contém apenas 6% de suas calorias . Isso faz com que seja uma boa opção como substituto se você quiser adoçar alimentos ou bebidas sem que isso signifique ganhar peso.

Seu consumo também é seguro para pessoas diabéticas, pois não aumenta os níveis de insulina e glicose no sangue.

Também não aumenta os níveis de colesterol e triglicerídeos , para que as pessoas com risco cardiovascular possam consumi-lo com facilidade.

4. Xarope de Yacon

O xarope de yacon é extraído da planta com o mesmo nome. Tem um sabor doce, é escuro e tem uma consistência espessa semelhante ao melaço.

Contém entre 40% e 50% de fruto oligossacarídeos, que são um tipo de molécula de açúcar que o corpo humano não consegue digerir. Por esse motivo, assim como o eritritol, nenhum efeito adverso importante é atribuído ao organismo.

Embora seu consumo seja considerado seguro, a ingestão excessiva desse xarope pode causar algum desconforto digestivo. Os mais comuns são gases e diarreia .

5. Xilitol

É um álcool de açúcar com uma doçura muito semelhante a ele, com a diferença de que não aumenta os níveis de glicose no sangue .

O açúcar geralmente aumenta esses níveis porque possui frutose entre seus componentes. Por outro lado, o xilitol não o contém.

Este composto também tem a capacidade de reduzir o risco de cárie dentária e fortalecer a densidade óssea. Isto é principalmente devido ao aumento da absorção de cálcio no organismo .

6. Mel

Não poderia faltar esse superalimento como substituto do açúcar! O mel contém antioxidantes, vitaminas e minerais benéficos para o nosso corpo.

Além disso, é freqüentemente usado para tratar problemas respiratórios e fortalecer o sistema imunológico .

Como o açúcar e todos os seus substitutos, ele não deve ser consumido em excesso, por isso não se deixe levar pelo seu sabor delicioso. Use-o para adoçar café e outras bebidas, mas não exceda uma colher de chá.

7. Melaço

Tem uma consistência semelhante à do mel, embora seja de cor mais escura. Possui nutrientes que sustentam a saúde de nossos ossos e coração.

Também pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue. Por esse motivo, é uma opção muito adequada para pacientes diabéticos adoçarem seus alimentos e bebidas.

É muito bom substituir o açúcar refinado. Adicione apenas uma colher de chá de melaço ao que você quer adoçar e será o suficiente .

8. Xarope de bordo

O xarope de bordo contém minerais e uma grande quantidade de antioxidantes. Fortalece o sistema imunológico, ajuda na recuperação muscular e mantém os níveis normais de açúcar se não for abusado.

Além disso, ajuda a reduzir a ansiedade , portanto, com seu consumo, você evitará possíveis “compulsões” ou excessos. Isso, por sua vez, reduzirá o risco de obesidade.

A natureza oferece muitas opções para desfrutar de uma dieta equilibrada, rica em nutrientes. Esqueça o açúcar processado e adicione pontos à sua saúde.

Se você estiver no grupo de risco de diabetes, substituir o açúcar por uma opção natural pode prevenir a doença.